NOTÍCIAS  ARTIGOS  ENQUETE
MT
Credores do “Rei da Soja” questionam na Justiça compra de fazenda bilionária por Blairo
08/05/2018 às 15:41 / hora de Brasília

Credores de Olacyr de Moraes, conhecido como “Rei da Soja”, questionam na Justiça a compra bilionária de uma fazenda pelas empresas do atual ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. Trata-se da fazenda Itamarati Norte que, como mostrou o LIVRE, foi comprada por Blairo por aproximadamente R$ 2,2 bilhões.

Segundo informações publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, credores do empresário, falecido em 2015, entraram na Justiça este ano reivindicando o bloqueio do dinheiro referente à venda da Companhia Agrícola do Parecis – Ciapar -, cuja jóia da coroa é justamente a fazenda Itamarati Norte.

A propriedade, quando inaugurada, tornou-se um símbolo do desenvolvimento do agronegócio em Mato Grosso e do potencial agrícola do Centro-Oeste brasileiro. No local, 55 mil hectares são destinados à agricultura, enquanto o restante é dividido entre pecuária e reserva ambiental.

Na época da venda, realizada em janeiro deste ano, a Amaggi publicou nota em que afirmou que a venda já havia sido autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A fazenda fica no município de Campo Novo do Parecis (499 km de Cuiabá) e pertencia ao antigo “Rei da Soja”, mas estava arrendada há alguns anos pela Amaggi, empresa da família de Blairo.

A Amaggi informou, via assessoria de imprensa, que não iria se pronunciar a respeito de valores ou detalhes envolvendo a transação. A empresa confirma a compra da fazenda do ex-rei da soja.

Livre